Demanda interna de grãos pode chegar até 250 mil toneladas em Alagoas este ano

Demanda interna de grãos pode chegar até 250 mil toneladas em Alagoas este ano

Secretaria de Agricultura promoveu encontro técnico para discutir demandas do setor produtivo no estado

Tatiane Bastos/Ascom Seagri com Agência Alagoas

 

No encontro, foi revelado que a demanda interna de grãos pode chegar até 250 mil toneladas em Alagoas este ano. Foto: Tatiane Bastos/Ascom Seagri


A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) e a Embrapa Tabuleiros Costeiros promoveram, na segunda-feira (22), o “Encontro Técnico: Perspectivas para a safra de grãos em Alagoas”. No evento, foi revelado que a demanda anual estimada do mercado interno do estado pode chegar até 250 mil toneladas, em se tratando do milho e do farelo de soja.

A informação foi do pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Antônio Santiago, que apresentou um panorama do setor durante o encontro técnico. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 22/23 Alagoas teve uma produção de 145 mil toneladas de milho e 19,1 mil toneladas de soja.

Santiago apontou que há espaço para Alagoas crescer e conseguir atender tanto o mercado interno quanto o externo, mas que há dependência nas condições climáticas favoráveis do ano agrícola.

“A nossa produção é insuficiente para atender o nosso mercado interno, não só do milho e da soja, mas também no caso de arroz e feijão. Temos disponíveis tecnologias para atender as áreas produtivas nas regiões, com uso de sementes melhoradas, manejo de solo com plantio direto, adubação e tudo o que pode nos dar resultados de altas produtividades no campo”, explica o pesquisador.

O evento ocorreu na sede do Sebrae Alagoas, em Arapiraca, e reuniu produtores rurais, técnicos, instituições financeiras e pesquisadores.

A secretária executiva de Políticas Agropecuárias da Seagri, Aline Melo, participou da iniciativa e explicou que o objetivo do encontro foi aproximar a cadeia produtiva, ouvindo demandas dos produtores e entender os pontos necessários para aumentar a produção de grãos em Alagoas.

“Nós temos diálogo aberto com todos os setores da agropecuária do estado. O setor produtivo de grãos é um dos mais importantes do agronegócio local porque ele atende principalmente a pecuária alagoana, na alimentação animal. Momentos como esse em que podemos nos reunir e discutir como continuar avançando são importantes. Outros encontros serão realizados”, destacou Aline Melo.

Também estiveram presentes o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da pasta de Agricultura, Ademilson Neris; a gerente de Fortalecimento das Cadeias Produtivas da Seagri, Juliane Viapiana, o pesquisador da Embrapa Anderson Marafon, o presidente da Comissão de Grãos de Alagoas, Hibernon Cavalcantes, técnicos da Emater Alagoas, do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Banco do Nordeste e produtores da região.

 

    SIGA A GENTE

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0

    menu